A ureia é uma substância sintetizada principalmente no fígado, como um produto do metabolismo das proteínas. No sangue, a ureia é filtrada pelos rins e eliminada pela urina.
A dosagem da ureia no sangue é um dos exames que auxiliam a avaliação da função renal.
Para saber mais, continue a leitura. Converse sempre com seu médico!
As alterações nos níveis de ureia no sangue devem ser sempre analisadas por um médico, de acordo com o contexto clínico do paciente.
A dosagem da ureia é usada tipicamente para avaliar a saúde dos rins – níveis elevados podem indicar alteração na função renal, mas devem ser interpretados em conjunto com outros exames e outras informações.
Além da alteração da função renal, situações clínicas que podem cursar com aumento da ureia no sangue são uso de determinadas medicações, dietas hiperproteicas, entre outras, que devem ser sempre avaliadas pelo médico.
A avaliação da concentração da ureia no sangue é usada sobretudo para avaliar a função renal. Frequentemente, outros exames, como a creatinina, são solicitados em conjunto com a mesma finalidade.
A dosagem da ureia no sangue pode ser solicitada em uma avaliação de saúde de rotina ou diante da suspeita, investigação ou acompanhamento de doenças renais ou de outros quadros que podem afetar a função dos rins.
O exame de ureia é simples e envolve a coleta de uma amostra de sangue, que é processada e analisada em laboratório.
Normalmente, para a dosagem de ureia no sangue, se recomenda jejum mínimo de três horas. No entanto, é necessário seguir as instruções fornecidas pelo laboratório ou pelo seu médico.
Não espere para cuidar da sua saúde renal! Converse com seu médico e, se indicada, a dosagem da ureia no sangue pode ser realizada no Weinmann.
Oferecemos facilidades como unidades próximas de você, além de coleta domiciliar para sua conveniência.
Nossa equipe está pronta para atendê-lo com todo o cuidado.