Menu

Permita-se cuidar de si cada vez mais.

É hora de desmistificar o câncer de mama! Confira respostas para as dúvidas mais frequentes.

Informação é também uma grande aliada na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, respondemos algumas das principais dúvidas sobre o tema.


Quando começar a fazer exames preventivos?

O início dos exames preventivos para o câncer de mama pode variar de acordo com fatores individuais. No entanto, a maioria das organizações de saúde recomenda que as mulheres comecem a fazer mamografias de rastreamento anuais a partir dos 40 anos. Em casos de histórico familiar de câncer de mama, seu médico pode recomendar iniciar os exames antes.


Quais exames de rastreamento são recomendados?

O exame preventivo mais comum para o câncer de mama é a mamografia, um tipo de radiografia, que consegue identificar um tumor não palpável (menor de que 1cm). Outro exame é a ultrassonografia de mamas, que complementa a mamografia no possível diagnóstico do câncer de mama, especialmente nas mulheres com mamas densas ou com fatores de risco para desenvolvimento desse câncer.


Quais são os sinais e sintomas de alerta?

Além dos exames de rastreamento regulares, é importante estar atenta aos sinais e sintomas que podem indicar a presença de câncer de mama. Estes incluem:

> Nódulo ou caroço

> Secreção mamilar, especialmente se for sanguinolenta

> Mudanças na pele das mamas, como vermelhidão e pele endurecida

> Áreas estufadas e/ou presença de retração

> Feridas que não cicatrizam e coceiras que não melhoram


É possível reduzir o risco de desenvolver câncer de mama?

Embora o câncer de mama não possa ser completamente evitado, há medidas que podem reduzir o risco, como manter um estilo de vida saudável (incluindo uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares), amamentação prolongada, evitar o consumo de álcool e tabaco e controle do peso – segundo estatísticas, a obesidade está relacionada a um maior risco de diagnósticos positivos.


Existem métodos de proteção da fertilidade feminina durante o tratamento?

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), as mulheres adultas que desejam preservar a fertilidade podem ser submetidas a estimulação controlada da ovulação para recuperação de oócitos maduros e congelamento, ou se desejarem, para fertilização in vitro (FIV) e congelamento de embriões.


Consultas médicas regulares, realizar exames preventivos e estar atenta aos sinais de alerta são passos cruciais na detecção precoce e no tratamento eficaz do câncer de mama, contribuindo para melhores chances de cura.