Utilizado para avaliar o perfil lipídico de um paciente, o lipidograma é um exame que ajuda a avaliar o risco de eventos cardiovasculares em um indivíduo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo.
Os resultados da análise dos lipídios no sangue devem ser sempre interpretados por um médico e constituem um parâmetro importante na avaliação da saúde cardiovascular, auxiliando a instituição de tratamentos de maneira adequada e a orientação de hábitos de vida saudáveis.
O lipidograma, também conhecido como perfil lipídico, é um exame de sangue que mede as concentrações de diferentes tipos de lipídios no sangue.
Esses lipídios incluem colesterol total, colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade) e os triglicerídeos. Além desses componentes, o exame também avalia o VLDL (lipoproteína de densidade muito baixa).
A avaliação desses parâmetros ajuda na detecção das dislipidemias, que são alterações nos níveis de lipídios no sangue.
A interpretação dos resultados do lipidograma auxilia a avaliação do risco de eventos cardiovasculares em um indivíduo.
Através do lipidograma, é possível analisar os seguintes componentes:
Colesterol total: quantidade total de colesterol no sangue.
Colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade): conhecido como "colesterol ruim", está associado, quando em excesso, ao desenvolvimento da aterosclerose e a um maior risco de complicações cardiovasculares.
Colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade): conhecido como "colesterol bom", ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue.
Triglicerídeos: tipo de gordura presente no sangue, que, em níveis elevados, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
O lipidograma deve ser sempre interpretado pelo médico, que leva em consideração outros fatores, a exemplo da história médica pessoal e familiar do paciente, e orienta a necessidade de intervenções, como mudanças nos hábitos alimentares, exercícios físicos ou indicação de tratamento com medicamentos.
O profissional de saúde pode solicitar este exame em diferentes situações, a exemplo de:
Avaliação de risco cardiovascular em adultos
Monitoramento de pacientes com histórico de doenças cardiovasculares
Investigação de dislipidemias em pacientes com histórico familiar
Acompanhamento de pacientes em tratamento com medicamentos hipolipemiantes
Avaliação de pacientes com diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade, entre outros quadros que podem se associar à condição.
O exame de lipidograma é realizado através de uma coleta de sangue venoso - ou seja, funciona como um exame de sangue comum, realizado em um laboratório de análises clínicas.
Após a coleta do sangue, a amostra é analisada para determinar as concentrações dos diferentes tipos de lipídios e o laudo é emitido pelo laboratório.
Para a realização do lipidograma, é necessário seguir algumas orientações de preparo:
Avaliar necessidade de jejum pelo médico solicitante. Caso solicitado jejum, recomenda-se que não ultrapasse 14 horas
Evitar o consumo de álcool por 72 horas antes do exame
Evitar prática de exercício físico vigoroso nas 24 horas que antecedem no exame
Informar ao médico sobre o uso de medicamentos, pois alguns podem interferir nos resultados.
Conte com o Laboratório Weinmann para a realização de todos os seus exames de rotina, um laboratório que é referência em análises clínicas no Rio Grande do Sul há mais de 90 anos.
Para mais informações sobre o lipidograma ou para saber o valor, os convênios atendidos e as condições especiais para atendimento particular, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou telefone 4004-3080.
Converse sempre com seu médico.
Confira o horário de funcionamento das unidades no feriado.
Fique por dentro.
Fique por dentro
Conheça o exame VHS, indicação e preparo do exame.