Infecção urinária, também conhecida como ITU (infecção do trato urinário), trata-se de uma condição causada pela presença e multiplicação de micro-organismos, principalmente bactérias, no sistema urinário.
Infecção urinária, também conhecida como ITU (infecção do trato urinário), trata-se de uma condição causada pela presença e multiplicação de micro-organismos, principalmente bactérias, no sistema urinário.
Isso pode afetar várias partes do sistema urinário, incluindo a uretra, a bexiga, os ureteres e os rins.
As infecções urinárias podem ser classificadas conforme a área afetada:
Uretrite: refere-se à infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo.
Cistite: representa a infecção da bexiga, sendo uma das formas mais comuns de infecção do trato urinário.
Pielonefrite: infecção renal, caracterizada pela inflamação e infecção dos rins.
A distinção entre essas formas de infecção urinária é essencial para orientar o diagnóstico e o tratamento adequado.
Os sintomas comuns da infecção urinária incluem dor ao urinar, urgência e frequência aumentada para urinar, urina turva ou com odor forte e, ocasionalmente, dor na região pélvica e presença de sangue na urina. Quando a infecção está acometendo rins, pode haver dor lombar, febre e calafrios.
O tratamento da infecção urinária geralmente envolve o uso de antibióticos para eliminar a infecção. A duração do tratamento vai depender do tipo de infecção e se é uma infecção complicada ou não. Alguns casos de infecção nos rins, especialmente se for complicada, pode necessitar de hospitalização.
Por isso, se estiver apresentando alguns dos sintomas, consulte seu médico para que o diagnóstico e tratamento adequados das infecções urinárias sejam feitos e, assim, diminuir o risco de complicações.
A infecção urinária é um problema frequente durante a gravidez, devido às alterações próprias desse período, que favorecem a colonização de bactérias no trato urinário. Essas infecções são consideradas preocupantes devido ao risco de complicações tanto para a mãe quanto para o feto.
Se não tratadas adequadamente, podem levar a complicações como pielonefrite aguda (infecção renal), parto prematuro, rotura prematura de membranas, baixo peso do bebê ao nascer, sepse na mãe e no recém-nascido e insuficiência renal.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações. Geralmente, o tratamento envolve o uso de antibióticos seguros para a gestante e o feto.
Nos laboratórios Weinmann você pode realizar o seu exame de urina sem a necessidade de agendamento prévio. Conte com a qualidade e excelência dos laboratórios Weinmann em todos seus exames laboratoriais. Conheça todos os serviços oferecidos no site.
Saiba tudo sobre a vacinação contra a gripe.
A imunização é a forma mais eficaz de proteger seu bebê.
Programe-se e conte com o Weinmann para cuidar da sua saúde!
Líder na preferência e lembrança dos gaúchos no prêmio Marcas de Quem Decide.