Menu

Exame de testosterona total e livre: para que servem e valores de referência

Hormônio sexual masculino, a testosterona é secretada pelos testículos no homem e pelas adrenais e ovários na mulher. Saiba mais sobre o exame.

Hormônio sexual masculino, a testosterona é secretada pelos testículos no homem e pelas adrenais e ovários na mulher. 

O hormônio é importante para estimular a puberdade e o desenvolvimento de características sexuais secundárias, o crescimento de pelos corporais e a produção de espermatozoides nos homens, além de desempenhar papel na manutenção da massa óssea e muscular e no armazenamento e metabolismo da gordura corporal.


Para que serve o exame de testosterona? 

Nos pacientes do sexo masculino, a testosterona pode ser solicitada quando há sintomas associados à deficiência desse hormônio, como: cansaço, diminuição de energia, perda de libido e disfunção erétil (impotência). 

Nas mulheres, o exame é solicitado nos casos de excesso desse hormônio, como: oleosidade de pele, acne excessiva, espaçamento ou interrupção da menstruação e excesso de pelos corporais.


Quais as diferenças entre os exames conhecidos como testosterona livre e total?

A testosterona existe como testosterona livre (não ligada a nada) e testosterona ligada (ligada a proteínas). Um exame de sangue de testosterona pode mostrar a testosterona total, que mede a testosterona livre e ligada, enquanto que a medida da testosterona livre isoladamente, mostra apenas a fração livre. 


Quais os valores de referência normais para o exame de testosterona? 

São considerados como valores normais de referência para os níveis de testosterona: 

  • Sexo masculino: 240 a 816 ng/dL


  • Sexo feminino: até 63 ng/dL

  • Crianças pré-púberes maiores de 1 ano: até 40 ng/dL

Fonte: Manual de Exames Weinmann


Quais os achados clínicos compatíveis com aumento da testosterona total?

Alterações de humor, da função sexual e da libido podem estar presentes quando os níveis da testosterona estiverem altos. Nas mulheres podem ocorrer ciclo menstrual irregular, aumento da massa muscular ou aumento do clitóris.

Acne e erupções cutâneas, crescimento excessivo de pelos no corpo ou calvície também são comuns com níveis excessivos de testosterona.

E quando os níveis de testosterona total estão diminuídos?

Quando os níveis de testosterona estão diminuídos podem ocorrer diminuição da libido, cansaço, redução da massa muscular magra, irritabilidade, depressão e disfunção erétil.

 

Quanto custa o exame de testosterona?

O valor deste exame pode variar de acordo com a sua cidade e convênio, mas você pode consultá-lo entrando em contato com nossos especialistas.

Faça consultas médicas regulares e se seu médico solicitar testosterona total e livre, agende seu exame no laboratório Weinmann mais próximo ou escolha ser atendido através do serviço de coleta domiciliar, no qual vamos até onde você estiver, sem que você precise pagar nada a mais por isso.