Nesse artigos falaremos sobre os sintomas da insuficiência cardíaca e a importância de reconhecer os sinais.
Doença que afeta cerca de 2% da população mundial, a insuficiência cardíaca é uma doença que afeta o músculo cardíaco, o que faz com que o coração não consiga bombear sangue de maneira eficiente para o corpo, comprometendo as funções e necessidades do organismo.
A insuficiência cardíaca pode desenvolver-se repentinamente (o tipo agudo) ou ao longo do tempo, à medida em que o coração fica mais fraco (o tipo crônico) e pode afetar um ou ambos os lados do coração.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a insuficiência cardíaca é responsável por uma alta taxa de hospitalizações e mortalidade no Brasil, o que reforça a importância de saber reconhecer os sinais e sintomas dessa condição para possibilitar um diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
A detecção precoce pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes e reduzir possíveis complicações.
A insuficiência cardíaca pode se manifestar de várias formas, dependendo da gravidade e da parte do coração afetada.
Existem alguns sintomas que são típicos e outros, nem tanto.
São considerados sintomas típicos:
falta de ar
dificuldade para respirar quando deitado (ortopneia)
despertar noturno com sensação de asfixia, tosse, suor frio e taquicardia
fadiga/cansaço
intolerância ao exercício
Dentre os sintomas incomuns, temos:
tosse noturna
ganho ou perda de peso
dor abdominal
perda de apetite
vontade frequente de urinar durante a noite ou diminuição na quantidade de urina produzida
A insuficiência cardíaca esquerda e direita pode ter causas diferentes. Na maioria das vezes, a insuficiência cardíaca é causada por outra condição médica que danifica o coração. Isso inclui doença coronariana, inflamação cardíaca, pressão alta, cardiomiopatia ou batimento cardíaco irregular.
Consultar um médico especialista, o cardiologista, é essencial para que seja possível diagnosticar a insuficiência cardíaca, de acordo com o seu histórico médico e familiar, exame físico e resultados de exames de imagem e de sangue.
Dentre os exames complementares, podem ser solicitados:
Exames de sangue: recomenda-se a realização de diversos exames laboratoriais complementares, que podem incluir função renal e hepática e níveis de peptídeos natriuréticos, como o BNP e o NT-proBNP.
Eletrocardiograma (ECG): avalia a atividade elétrica do coração.
Ecocardiograma: utiliza ondas de som para produzir imagens do coração, permitindo ao médico ver como o coração se contrai e como bombeia o sangue. Durante o exame é realizada a medida da fração de ejeção (mede o quão bem o seu coração bombeia o sangue).
Outros exames: angiotomografia e ressonância do coração, entre outros.
Agende hoje mesmo os exames solicitados pelo seu médico cardiologista no Weinmann, o laboratório que é referência em análises clínicas no Rio Grande do Sul há mais de 90 anos. Encontre a unidade mais próxima de você ou agende nosso serviço de coleta domiciliar e garanta ainda mais comodidade na hora de cuidar da sua saúde.
Confira o horário de funcionamento das unidades no final do ano.
Fique ligado!
Proteja-se
Fique por dentro.