No ritmo acelerado da vida, muitas vezes esquecemos de cuidar da nossa saúde como um todo, em especial da saúde do nosso coração, que é o maior responsável pelas mortes do mundo. É neste cenário que o Setembro Vermelho chega como um lembrete importante da necessidade de prestar atenção à saúde cardiovascular.
Por isso, trazemos hoje mais informações sobre essa campanha. Acompanhe aqui:
Quais são os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Quais são as medidas e exames preventivos fundamentais para manter seu coração saudável.
Boa leitura!
Criado em 2000 com o apoio da Organização das Nações Unidas, o Setembro Vermelho é uma campanha global de conscientização e apoio ao cuidado com a saúde do coração, que tem como objetivo lembrar a todos sobre a importância das medidas de prevenção contra as doenças cardiovasculares, destacando a importância de hábitos saudáveis e check-ups cardiológicos periodicamente.
Principais causas de mortes no Brasil, as doenças cardiovasculares exigem atenção e monitoramento constante. É por isso que o Setembro Vermelho visa educar a população sobre os riscos à saúde do coração e a necessidade de adotar medidas mais saudáveis.
O conhecimento sobre os fatores de risco é essencial para a prevenção eficaz das doenças cardiovasculares. Alguns desses fatores são silenciosos, mas podem ser extremamente prejudiciais se não forem controlados.
Os maiores riscos cardiovasculares estão associados principalmente a:
A pressão alta é um dos principais fatores de risco, podendo levar a complicações graves, como ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC).
Níveis elevados de colesterol podem resultar no acúmulo de placas nas artérias, dificultando o fluxo sanguíneo.
A falta de atividade física regular contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Fumar danifica as artérias e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
O excesso de peso está associado a uma série de problemas de saúde, incluindo o aumento do risco cardiovascular.
Além de saber quais são os riscos, é essencial, também, prevenir as ameaças cardiovasculares. Esse é o caminho mais seguro para garantir um coração saudável. Entre as medidas mais importantes, estão:
Exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação ou ciclismo, são essenciais para fortalecer o coração, melhorar a circulação e controlar o peso corporal. A Organização Mundial da Saúde recomenda, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana. Também é recomendado que a prática de exercício físico seja orientada por um profissional.
Adotar uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, como as encontradas em peixes, nozes e azeite de oliva, é um passo-chave para manter o corpo bem nutrido e com a saúde em dia.
Outra medida importante é reduzir o consumo de alimentos processados, açúcares refinados e gorduras saturadas, principalmente para ajudar a manter os níveis de colesterol e pressão arterial sob controle.
O estresse crônico pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Técnicas de relaxamento, como meditação, yoga, respiração profunda e mindfulness podem ajudar a reduzir o estresse e a pressão arterial, promovendo a saúde do coração.
Parar de fumar é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças cardiovasculares. O tabagismo danifica as artérias e aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames. Já o consumo excessivo de álcool também pode levar à hipertensão e a problemas cardíacos. Por isso, é recomendado moderar o consumo ou evitá-lo completamente.
Realizar check-ups periódicos com um médico é essencial para detectar precocemente qualquer alteração na saúde cardiovascular. Medições regulares de pressão arterial, níveis de colesterol, glicemia e outros indicadores de saúde cardiovascular ajudam na prevenção e no tratamento precoce de possíveis problemas.
Mais do que uma efeméride, o Setembro Vermelho é um lembrete de que a saúde do coração deve ser uma prioridade. Isso passa pela conscientização à adoção de hábitos saudáveis, como chave para prevenir doenças cardiovasculares e garantir uma vida mais longa e plena. E para fazer os seus check-ups cardíacos, não deixe de contar com o Laboratório Weinmann.
Até a próxima!
Confira o horário de funcionamento das unidades no final do ano.
Fique ligado!
Proteja-se
Fique por dentro.