Utilizado para avaliar a presença de algumas condições no organismo, o exame de VHS (velocidade de hemossedimentação) é um exame simples, mas que pode fornecer informações importantes sobre o estado de saúde do paciente.
Apesar de não ser específico, o VHS é útil para o rastreamento de determinadas condições de saúde, bem como no controle de tratamento de algumas doenças inflamatórias e infecciosas.
A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame laboratorial que mede a taxa de sedimentação das hemácias (glóbulos vermelhos) em uma amostra de sangue anticoagulado ao longo de uma hora.
Esse exame é utilizado para detectar e monitorar a presença de inflamação no organismo, pois a presença de proteínas inflamatórias no sangue pode aumentar a taxa de sedimentação das hemácias.
O exame de VHS é utilizado principalmente para:
Detectar a presença de inflamação no corpo, que é uma resposta do sistema imunológico a diversas doenças, como processos infecciosos, artrite, lúpus, neoplasias, entre outras.
Monitorar a progressão de doenças inflamatórias;
Avaliar a resposta ao tratamento em doenças inflamatórias crônicas.
O primeiro passo é a coleta da amostra de sangue de uma veia do paciente, retirada geralmente do braço por meio de uma punção venosa.
Após a coleta, a amostra de sangue é misturada com um anticoagulante para evitar a coagulação e, em seguida, é colocada em um tubo vertical, onde a taxa de sedimentação das hemácias é medida após uma hora.
Os valores de referência para o exame de VHS podem variar de acordo com a idade e o sexo do paciente.
Um valor elevado de VHS pode indicar a presença de doenças que causam inflamação, como:
Infecções bacterianas ou virais;
Doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus;
Cânceres, como linfomas e mielomas múltiplos.
Um valor baixo de VHS é menos comum, mas pode estar associado a:
Distúrbios sanguíneos, como policitemia vera;
Problemas hepáticos;
Insuficiência cardíaca congestiva.
O resultado do VHS também pode ser influenciado pelo consumo regular de álcool, ciclo menstrual, certos medicamentos.
Esse exame é indicado quando há suspeita de processos inflamatórios ou infecciosos. Sintomas persistentes como febre, dor e inchaço também podem justificar a realização do teste. O teste não irá informar um diagnóstico específico e outros exames poderão ser solicitados em conjunto para avaliação do quadro clínico.
Além disso, o exame é recomendado no monitoramento de doenças inflamatórias crônicas, permitindo acompanhar a evolução da condição, além de ser utilizado para avaliar a resposta ao tratamento em pacientes com doenças inflamatórias.
Agende hoje mesmo seus exames no Weinmann, o laboratório que é referência em análises clínicas no Rio Grande do Sul há mais de 90 anos. Encontre a unidade mais próxima de você ou agende nosso serviço de coleta domiciliar e garanta ainda mais comodidade na hora de cuidar da sua saúde.
Confira o horário de funcionamento das unidades no final do ano.
Fique ligado!
Proteja-se
Fique por dentro.